domingo, 29 de agosto de 2010

A PORTA

Toda a escrita em negrito é a mensagem do livro, e o resto, é o que eu acrescento como interpretação do meu entendimento a respeito do tema. Leiam comigo essa mensagem do livro de Francisco Candido Xavier "PÃO NOSSO" página 241- A PORTA. É sem dúvida um mergulho na sabedoria de Jesus.


"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas". (João, 10:7):

Não basta alcançar as qualidades da ovelha, quanto à mansidão e ternura, para atingir o Reino divino.
É necessário que a ovelha reconheça a porta da redenção, com dicernimento imprescindível, e lhes guarde o rumo, despreocupando-se dos apelos de ordem inferior, a eclodirem das margens do caminho.


No primeiro parágrafo, ele diz que não basta somente essas duas virtudes para ser aceito no Reino divino e é claro, o caminho é dos mais longos e dífíceis. Para dicernir essa porta e esse "lhes guarde o rumo" a pessoa tem de ter determinação a respeito do que quer na vida. É uma escolha de caminhos e somente a pessoa vai resolver: Como quer viver? Quer ser uma pessoa íntegra, no meio que vive e fora dele? Quer permanecer firme no que acredita, apesar das influências que virão e tentarão modificar seus valores ? Por que, é claro, no mundo atual, recebemos a toda hora os apelos de ordem inferior e eles estão às margens do caminho, quase sempre atropelando o pobre peregrino em viagem. Que ordem inferior é essa e como indentificá-la? É muito simples: Toda influência que recebemos para que façamos aos outros aquilo que não queremos para nós é de ordem inferior e deve-se pensar bastante antes de praticá-la, se realmente o objetivo for, "essa porta".

O homem vive atormentado entre o ter e o ser, e quando a vida lhe felicita com as provas, ele se confunde. É fácil ser observador e seguidor da ética e da moral quando se é feliz, quando se está realizado no afeto e na profissão, quando as dificuldades estão passando bem longe, mas se falta qualquer coisa e vem a aflição, então é preciso ser muito persistente, muito seguro do caminho, ou seja, é preciso ter fé, conhecimento e a paciência de Jó, para superar os períodos difíceis e permanecer na direção correta.


Daí concluírmos que a cordura para ser vitoriósa, não dispensa a cautela na orientaçao a seguir.

Dizem que o todo cuidado é pouco na hora de agir. Somos criaturas ansiosas dimais, e a correria dos tempos não nos deixa pensar com a calma devida. Quando Jesus disse que ele é a porta, é porque ja sabia dos conflitos existenciais do mundo, e para nos auxiliar, se prontificou a fornecer-nos o mapa, dizendo que ele é a porta. Se somos pessoas de fé, então o trabalho agora é de pensar numa forma de melhor seguir esse mapa. Para tanto, ja é preciso a determinação para agir com justiça, com respeito, com responsabilidade, com lealdadee com caridade. Está cheio de pessoas dizendo que encontrou Jesus e no entanto não modifica en nada os seus atos, não dá exemplo de cristão, e só fala da boca pra fora.

Nem sempre a perda do rebanho decorre do ataque de feras, mas sim porque as ovelhas imprevidentes transpõe barreiras naturais, surdas à voz do pastor, ou cegas quanto às saídas justas, em demanda das pastagens que lhes competem. Quantas são acometidas, de inesperado pelo lobo terível, porque, fascinadas pela verdura de pastos vizinhos, se desviam da estrada, que lhes é própria, quebrando obstáculos para atender a destrutivos impulsos?

Quer dizer, que a maioria dos problemas que o homem enfrenta é por causa da sua imprevidência. O tempo todo dizemos e cometemos excessos de toda ordem. Nunca estamos satisfeitos com o que temos, nem sabemos agradecer o bem que nos chega. Estamos sempre à procura dos atalhos que nos leve mais rápidamente ao reconhecimento do mundo, sem se importar com o reconhecimento de Deus. Abafamos a conciência quando ela grita, para que não interfira no propósito da conquista planejada. Grande conquista esta, que nos escravisa, ao invés de nos libertar.

Os perigos vindo de fora existe em todo lugar, mas o maior inimigo do homem é ele mesmo. Quem desconhece o poder do pensamento, ou simplesmente não acredita, se acha no direito de pensar o que quiser, e atrai para si as companhias espirituais de acordo com o teor do que pensa, passando a contar com um numero infinito de testemunhas, que o influencia dia e noite.


Assim acontece com os homens no curso da experiência. Quantos espíritos nobres hão perdido oportunidades preciosas pela própria imprudência?Senhores de admiráveis patrimônios, revelam-se por vezes, arbitrários e caprichosos. Na maioria das situações, copiam a ovelha virtuosa e útil que, após a conquista de vários títulos enobrecedores, esquece a porta a ser atingida e quebra as disciplinas benéficas e necessárias, para entregar-se ao lobo devorador.

Dizem que se quiser saber quem é uma pessoa, dê poder a ela, e então passamos a conhecê-la.O interior do homem é como imenso labirinto. Eis porque, é tão necessário aplicar sempre a dosagem da humildade para errar menos. Os perigos são enormes no decorrer da vida, mas sair ileso é uma condição da cada um. Tudo é possível àquele que quer. Deus dá a cada um de acordo com a sua obra, e saber que Jesus é a porta, nos dá a certeza de poder chegar, desde que adotemos a determinação de chegar.













Nenhum comentário:

Postar um comentário