domingo, 22 de maio de 2011

NOVA VISÃO DO TRABALHO

"Algumas vêzes encontramos irmãos nossos que se dizem cansados do trabalhar e acabam sendo hospedados pela polícia"


Esse trecho do livro Conduta Espírita de chico Xavier/Waldo Vieira, nos ajuda a entender essa deficiência humana quanto ao trabalho. Se eu enxergo o trabalho como um fardo, ou um castigo, ou mesmo uma pura obrigação, é claro que ele vai me cansar muito mais. Mas se por outro lado eu passo a apreciar os momentos em que eu executo o meu trabalho, se dedico cada instante DELES às pessoas que eu amo, então eu o faço de maneira que a tarde venha me esperar de braços abertos. Maldizer o trabalho, menosprezá-lo enquanto não se pode mudar para um outro mais prazeroso é falta de sabedoria, porque a má vontade é a pior escolha que fazemos, interfere em qualquer trabalho, acompanha a nossa bagagem e se deixarmos contamina o nosso currículo, por mais grandioso que ele seja, Tem uma história de um médico que todos os dias atendia os seus pacientes de maneira usual. Ja se sentia cançado e perdia aos poucos o entusiamo pela profissão, porque dizia que ela não trazia nada de novo. Então uma pessoa lhe disse para mudar a forma de fazer o seu trabalho, e ele disse como? Se tudo é igual ,os pacientes chegam e reclamam das suas dores, eu receito, todo dia é a mesma coisa. Não é, disse a pessoa, cada paciente é diferente e tem uma história de vida diferente. Procure pelas história deles, saberá logo o quanto você se enriquecerá com isso. Não faça apenas diagnósticos, não procure curar apenas as doenças, aprenda um pouco mais com as pessoas que te procuram, saiba mais sobre elas, ouça mais com o coração e nada mais será igual. O médico resolveu analisar aqueles conselhos, passou a olhar mais nos olhos das pessoas, apreciar a presenças delas e apaixonou-se pelo resultado. Assim também é conosco, seja como for, não vamos nunca para o trabalho como se vai pra forca, como se por isso fôssemos a pessoa mais infeliz do mundo. A hospedagem gratuíta nesse mundo pode ser mais cara do que essa fração de infelicidade agora. È bem mais leve viver do que empurrar a vida. Joguemos fora a má vontade, só ela impossibilita as nossas verdadeiras realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário