segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Uma face da vaidade

Das várias imperfeições humanas,há uma que verdadeiramente se caracteriza: E a vaidade camuflada de timidez.
Por que será que esse sentimento maltrata e faz sofrer?
A ideia da iniciativa é sempre um risco de o resultado não ser o que se espera,e o medo é a maior barreira que separa o tímido do convívio social,uma vez que ele não se permite errar e se deixar mostrar como realmente é.
Ele não consegue vivênciar a sua própria fragilidade, não admite que os outros saibam a sua real condição e por isso se esconde para não correr demasiado risco perante as pessoas que o acolhe. È rebelde consigo mesmo e vaidoso no sentido de querer sempre ser perfeito. Necessita da aprovação alheia o tempo todo.Importa sempre com que os outros vão pensar dele.
Superar a timidez sem combater a vaidade que o o move é praticamente impossível.Vale a pena esquecer um pouco esse conceito de poder agradar sempre e a todos,nem Jesus consegui isso.A sociedade que nos cobra tanto,nada faz por merecer esse esforço. Quando admitimos a nossa pequenez diante do universo,fica mais fácil enfrentar os novos desafios e as nossas limitações.Somos analfabetos de nós mesmos,sabemos tudo da vida dos outros,mas muito pouco de nós mesmos.O conhecimento interior seria o fortalecimento para tudo isso,só que as pessoas sempre esbarram no orgulho e na preguiça de se auto analisar,justamente porque esse trabalho não se delega a ninguém. E quem se dispõem ?
A escuridão existe para valorizarmos a luz e os erros são lições no caminho evolutivo. As experiências dos outros nem sempre servem para nós. Que importa as críticas? O que tem isso de mal?Alguém tem tanta moral assim pra sair por aí criticando as falhas dos outros ? Por acaso o mundo pára quando eu pago algum mico. Serei eu assim figura tão importante para que o mundo me perceba? Aí reside a nossa tola vaidade. Que a reforma íntima,antídoto contra todos os males, pacifique os homens de vontade firme e traga a esperança de vivermos em uma sociedade mais feliz.
Esse artigo também está publicado em http://www.webartigos.com./articles/2005/l/uma face da vaidade /pagina1.html/print

Nenhum comentário:

Postar um comentário