domingo, 6 de dezembro de 2009

PERDOAI PARA QUE DEUS VOS PERDOE

As palavras "perdoai para que Deus vos perdõe" embora tão conhecida por todos não parece ainda ter sido compreendida em sua profundidade. O momento atual que nós vivemos nunca foi tão convidativo à pratica do perdão e necessário para a cura dos males sem fim que corroem os corações das pessoas.

Por razões que eu não sei explicar, essas coisas costumam ser deixadas de lado pelos homens do mundo. Dizem eles que são de ordem religiosas, portanto são coisas de mulheres rezadeiras, de pastores, padres ou gente que se ocupa de supertições. Até que um dia qualquer, esses homens do mundo tão orgulhosamente superiores recebem uma visita inesperada chamada dor e vê cairem por terra toda a muralha que eles criaram para protegê-los de si mesmos.

O perdão é interessante principalmente para quem perdoa. Sabemos que não é fácil perdoar a quem nos feriu profundamente. Os homens tem uma tendência forte para magoar-se com qualquer coisa. Se as grande ofensas são difíceis, porque não começar com as mais fáceis, as ditas pequenas, que são as mais danosas pelo números de vezes que se repetem , nos fazendo sentir injustiçados, incompreendidos e não amados. Muitos dessas picuinhas agente pode superar com uma verdadeira análise de tudo que nos acontece no dia e porque acontece.
O que realmente atrapalha é o orgulho, o excesso de valorização que nos damos sempre com o nome de amor próprio e outras coisitas mais. Ferimos, magoamos, maltratamos, mas não aceitamos quando as coisas voltam para nós. Porque então doi, e afinal a nossa dor ainda é a única que conta, infelizmente, e ela é sempre maior que a dos outros, pois até na dor gostamos de ser superior.

Quantas vezes você passa por algum conhecido na rua e nem vê, porque está com muita pressa ou distraído com outras obrigações (isto é tão comum acontecer), mas se alguém fizer isso com você, desaba então o sentimento de mágoa.
Quantas vezes traiu a confiança de um amigo, contando segredos que a propósito ele te confiou. Mas você não perdoa quando fazem algo parecido com você.
Quantas vezes participou de rodinhas de fofoca, incluindo nomes de pessoas que você até gosta, mas quando soube que numa dessa o teu nome estava no meio, a coisa muda de figura.


São muitas as ocasiões em que agente erra, e erra feio com os amigos e afetos, depois vem o arrependimento. Nem assim somos capazes de compreender os erros dos outros para conosco?
É preciso trabalhar a compreensão dessas pequenas ofensas no dia dia e assim evitar atrair as grandes: tragédias irreparáveis que nos pegam vulneráveis e aí depois que se é profundamente ferido, falar em perdoar imediatamente fica mais complicado do que se imagina.

Estamos deixando a deriva a nossa casa mental e os acontecimentos esbarram na invigilância em relação não à religião, mas à religiosidade que é o elo de ligação do homem com Deus. Aí nem mesmo Deus vai nos proteger, para que possamos através das experiências dolorosas retornar o caminho certo.
Então que comecemos antes que o mal nos alcance. Comecemos por desculpar mais, por pedir desculpas quando necessário,mas acima de tudo por compreender que estamos todos no mesmo barco e que em nenhum momento somos melhores a ponto de deixar que as ofensas transforme e endureça os nossos melhores sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário