sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PROFISSÃO ESPERANÇA

No dia 8 de dezembro fui a sete Lagoas a convite de uma sobrinha, assistir à sua formatura e dos colegas, alunos do curso de direito. Foram momentos de muita alegria ver a felicidade dos pais e familiares, prestigiando os seus entes queridos por terem vencido uma parte importante da vida, que é a conclusão de um curso superior. Em meio à festa, lá estavam centenas de botões de rosas vermelhas que eram depois distribuidos aos pais, maridos, esposas ou simplesmente amigos deles. Por um instante eu fiquei pensando: O que seria de nós se não existisse botões de rosas vermelhas? Bom! Rapidinho esse pensamento foi embora porque a euforia era contagiante e eu também entrei na deles, e vibrei além da conta com aquela gente alegre e bonita que só queria comemorar. Depois o paraninfo da turma, um professor com bastante experiência na área começou o seu discurso e me pus a acompanhar atentamente cada palavra que por sinal, eram cheias de sabedoria. Depois de tudo senti vontade de poder dizer a cada um sobre a tamanha responsabilidade que eles estavam assumindo naquele momento, numa área profundamente comprometida com a justiça, como é a advocacia.
Outro dia assistindo uma palestra num centro espírita, o palestrante falava sobre as mudanças no mundo. Ele disse: "As transformações que esperamos vão acontecer pela justiça."
Não é a toa que os promotores mais novos tem mostrado aptidões para defender a verdade doa a quem doer. São espíritos preparados para cumprir a nobre missão de fazer a justiça acontecer. Essa palestra marcou muito e por isso olhava cada um daqueles jovens que alí estavam, talvez com pouca noção do tamanho das suas responsabilidades em relação ao que o plano espiritual esperam deles nesse terceiro milênio, que com certeza será diferente dos outros. Mais do que nunca as falcatruas terão de ceder lugar aos objetivos mais nobres; a mentira, a falsidade e a corrupção não fará parte para sempre de uma humanidade com vista a se transformar. Então você pensa: Quem disse que essa humanidade tem concerto? Eu acredito que tem, porque os homens carregam dentro de si o próprio germem da regeneração e mais dias menos dias esse germem desabrocha. O progresso faz parte das leis imutáveis da vida. Ningúem escapa.

Sempre penso que se a imprensa em todas as suas modalidades comecasse a trabalhar em cima da ética, da moral e do amor verdadeiro, a coisa andaria mais rápido. Infelizmente ela colabora em muito com o seu atraso e um dia responderá pela sua omissão, como tudo nessa vida.

A responsabilidade de quem estuda as leis da terra é tão grande como daquele que estuda as leis de Deus, e se a profissão dá autoridade a quem a exerce, também exige que essa autoridade seja usada em benefício dos mais fracos, dos que sofrem injustiça e em nome da verdade absoluta. São filhos de Deus vindo à terra com o devido preparo, e em tempos difíceis refazer o caminho para que o bem possa triunfar. Que Deus abençoe esse futuros profissionais e todos os que lutam por essa causa: A justiça! Essas pessoas farão a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário