quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Timidez

Dizem que todos os tímidos são vergonhosos. È preciso acrescentar que muitos tímidos são também vaidosos. É! Eu não pensava assim até estudar sobre o assunto e descobrir que faz sentido sim!

A vaidade faz com que o tímido sinta um grande pavor de cometer erros diante dos outros . Ele prefere cruzar os braços e fixar os olhos no chão. Com isso ele não corre o risco de errar, mas também não aprende com os outros, se tranca em seu próprio mundo, para não permitir que o mundo saiba que ele não é perfeito, que é normal como as outras pessoas.

De repente eu me coloco no lugar de uma pessoas tímida: Eu não chego à uma festa sem estar acompanhada de outra pessoa
Quando fico diante das pessoas não sei o que falar;
Se sento ou fico de pé, não sei o que fazer com as mãos;
Parece que todos estão olhando em minha direção;
O que que os outros vão pensar de mim?

Todas essas questões são vividas por pessoas tímidas e introvetidas que não conseguem vencer as barreiras do medo, e por isso encontram ainda mais dificuldades no decorer da vida, pois passam a viver sempre à sombra de uma outra pessoa.

Não são situações difíceis de vencer quando se tem a coragem de olhar para dentro de si mesmo e indentificar o problema.
Quando se conhece a causa, a cura se torna mais fácil. E a primeira coisa é aceitar que somos criaturas em fase de desenvolvimento. Que nós não podemos viver dependendo da opinião alheia, porque todo mundo é passível de errar. Assistimos a toda hora as pessoas cometerem as maiores gafes, os maiores micos e nem por isso elas deixam de agir ou de viver.

Que nós podemos dominar qualquer assunto desde que agente estude a matéria e dedique tempo para aprende-la. A alta estima e o conhecimento nos dá argumentos para discutir de igual para igual com quem quer que seja. A sociedade atual não tem muita moral para nos cobrar nada. Infelizmente, ela não é espelho para exemplificar uma conduta segura e agente mesmo é que tem que seguir o curso da nossa própria conciência.

Que a timidez não se vence com a falsa humildade e sim com humildade verdadeira de nos aceitarmos como somos, com os nossos erros e acertos, dando a sociedade o que temos, e não o que gostaríamos de ter, apenas para sermos aceitos por ela. Depois é sempre presunção nossa imaginar que todas as pessoas estão preocupadas com o que falamos, vestimos ou fazemos. Não temos que ser perfeitos o tempo todo nem manter uma imagem que agrade a todo mundo. A partir daí agente vence a timidez, porque não se justifica mais o medo de soltar os braços e caminhar por onde for necessário ir. Os olhos não estando todos em mim, então eu posso até tropeçar nas mesas e cadeiras de uma festa, arrumar o que foi caído e seguir em frente. Afinal eu não sou mais a super star e com certeza não serei comentários no dia seguinte . Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário