domingo, 28 de março de 2010

MATÉRIAS DE URGÊNCIA

A medida que cresce na sociedade a ideologia da igualdade social, paralelamente cresce a necessidade de um outro sonho tão antigo para os seus idealizadores , que é o sonho de poder dar a todos uma boa educação.

Não me refiro a educação pluralista que se quer implantar na conciência das pessoas de que se todos fôssemos iguais, os problemas do país e do mundo seriam eliminados; isso está mais para comitê político, do que para educação propriamente dita.

Nem precisa ser profeta para entender que essa igualdade social jamais terá efeito nesse país e que se por ventura, ela acontecesse, só duraria o tempo de um sonho. Bastaria uma noite e no dia seguinte ja estaria modificada.

Desde que o mundo é mundo existe comando e comandados, patrões e empregados, pobres e ricos e aí está a sabedoria de Deus sobre nós, nos obrigando a buscar soluções em qualquer área que agente venha a atuar.

O que deveria haver de fato seria a solução para que todos sobre a terra, usufruíssem do bem estar, que eu entendo como sendo uma vida com dignidade, onde todos tenham direito ao trabalho, ao lazer, à saúde e principalmente a uma boa educação.

Tenho visto muita gente botando banca e falando que a malandragem é culpa da pobreza, como se ela não estivesse em todas as camadas sociais existentes, e ainda mais se levarmos em conta que os malandros que ja tem alguma coisa é bem pior do que os malandros pobres. Que motivos eles alegam pra roubar? Aí entra na história, a falta de um produto que não se encontra no mercado e não há como fabricá-lo infelizmente, que é a honestidade.

Por isso eu encaro esses ideiais de socializar terras e bens materias como uma grande utopia. As diferenças são internas e providencias para que haja crescimento individual na experimentação: da troca, da doação, do servir e do ser servido. E é nisso que uma boa educação poderia atuar: Na dissolução da miséria, da violência e da corrupção.

Ser pobre nunca foi defeito, pelo menos eu não penso assim. (Reservo aqui a quem não concorde comigo o direito de dizer, e estarei aberta a ouvir opiniões contrárias) e não acho que crime algum se deva à falta de dinheiro, porque não é. Quem tem carater, pede esmola mas não rouba, não vende o corpo, naõ se corrompe. Isto são frutos de duas imperfeições decorrentes da alma, possíveis de serem trabalhadas na infancia, que são o orgulho e o egoísmo. São matérias urgentes de estarem presentes desde a escola primária até as universidades, sempre deixadas aos cuidados da duas intituições de nome igreja e família, mas deixando muito a desejar . A humildade e a honestidade são matérias essenciais para qualquer currículo. Como prosseguir o caminho sem essas duas poderosas armas libertadoras, frustrando as melhores espectativas de uma vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário