domingo, 30 de maio de 2010

Ansiedade, tem remédio?

É possível ser menos ansioso no dia a dia

Um dia fui chamada pela psicóloga de minha filha a seu consultório, pois ela queria uma
entrevista comigo. Eu pensei que estivesse tranquila, cheguei no horário marcado e me sentei diante dela. Eu queria fazer várias perguntas, ja tinha até anotada em minha mente. Após os cumprimentos fui convidada a sentar num sofá bem confortável, e ela ficou em uma cadeira à minha frente. Até então eu não acreditava ser uma pessoa ansiosa. Por acaso nem disconfiava que ela observava a todos os gestos meus. Não sei quantas vezes mudei de posição nesse sofá, enquanto conversávamos. Sei que eu movimentava as mãos e o corpo, quase sem perceber, mas eu só tomei conciência disso quando, depois de um tempo, ela me lembrou que eu estava muito ansiosa. Desde esse dia venho buscando alternativas que me ajude a diminuir a minha ansiedade. E uma delas eu encontrei no exercício diário. É possível sermos mais tranquilos quando lidamos com as coisas separando-as em três classificações distintas: Aquelas coisas que eu posso mudar, outras que não depende de mim somente, e por fim aquelas que me são impostas. Para cada caso eu tenho que ter conheciment0 real do que se passa. Mas o principal, e que poucas pessoas se preocupam, é com a fase anterior a ação, a fase preventiva, onde posso optar por não criar complicações desnecessárias na minha vida .Observando com mais cautela as coisas que faço e tendo por base o amor e o respeito ao outro, a ansiedade vem diminuindo bastante, principalmente quando cumpro com a minha meta do dia, que deve ser sempre aquela que eu consiga realizar dentro das horas que o dia tem. Não adianta eu querer fazer muito, eu querer ser perfeita, eu querer mudar o mundo, nem as pessoas. Descobri também que eu não sou responsável por nada que outras pessoas venha a fazer de errado, a não ser quando isso resulta de minhas omissões a respeito da verdade, onde eu tenha sido requisitada a fazer e não fiz. Descobrir que deixando os outros livres para decidir suas vidas eu me tornei mais livre para decidir as minha. E o mais encantador de tudo, é saber que não sou dona de nada nem de ningúem , e que quem se julgue sábio, nem sempre o é, visto que cada um possui um tipo de verdade que combina perfeitamente com a sua escala evolutiva. Outra coisa que deixam as pessoas muito ansiosas é com relação ao dinheiro, porque acreditamos que temos que nos nivelarmos por cima, ser sempre igual aos que ganham muito, aos que são os afortunados do mundo, e com isso acabamos com a nossa saúde, querendo impor ao tempo resultados que só serão possíveis quando eu caminhar de acordo com o tamanho dos meus passos. A luta é de todos os dias, ela não não pode parar. Tem que Ser paciente com as fraquezas, incitando o auto perdão quando necessário, confiando em Deus e acima de tudo, deixando que as coisa sigam seu curso normal, sem a interferência da ansiedade que nada poderá acrescentar no resultado final daquilo que tem de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário