terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E Não pode mesmo!

Temos no capítulo XIV,V 25,26,27,33, formas um pouco confusas a respeito das palavras que segundo Lucas, foram proferidas por Jesus, quando  diz: Se algúem vem a mim e não odeia pai e mãe, não pode ser meu discípulo   1 – E muita gente ia com ele; e voltando Jesus para todos, lhes disse: Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai e sua mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. E o que não leva a sua cruz, e vem em meu seguimento, não pode ser meu discípulo. – Assim, pois, qualquer de vós que não dá de mão a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo. (Lucas, XIV: 25-27, 33).
            2 – O que ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. (Mateus, X: 37).

Pode parecer estranho mesmo, mas no fundo estas palavras  tem um ´profundo sentido, vamos entendê-las?
Então! a sociedade naquela época estava um caos.O mal endurecia os corações e os costumes eram perniciosos.Jesus olhou para trás, viu aquela multidão que o seguia e deve ter imaginado: "Esse povo vem atrás de mim, mas poucos me compreendem". Porque seguir Jesus não demanda você largar tudo e sair atrás dele,e sim, seguir os seus ideais. É claro que dentre as casas, muitos pais e muitas mães e muitos irmãos e irmãs, estavam acostumados com os velhos costumes, dos vícios, da barbaridade, das formas conturbadas de vida, tão normais naqueles tempos.Então ele olhou para trás e disse: Quem não odeia pai e mãe, não pode ser meu discípulo, ou seja, quem não odeia a forma errada de se conduzirem, não pode ser meu discípulo.Quem não deixar de concordar com esses velhos conceitos, quem não abandonar esses costumes selvagens, diferentes do bem, não pode ser meu discípulo.
Quem amar mais os mandamentos dos homens, do que os de Deus, não poderia mesmo segui-lo.Pois se meus país tem ódio de algúem e passa esse ódio para mim, e se eu não abandonar esse ódio, não poderei atender ao chamado dele, que dizia para ter um coração puro.  Não era a pessoa de jesus que deveria ser seguida, mas o bem que ela representava. Então era preciso que as pessoas renunciasse a tudo que fosse contrário a esse bem.Como que algúem com raiva, com preguiça, com inveja, com ciúme,, com arrogância, com despeito, com orgulho, com fanatismo, com avareza e com culpas, poderia ser seu discípulo,não poderia e não  pode! Por isso a frase em  que os homens deveriam renunciar a tudo que tinham, para poder segui-lo.Mas os homens entendiam que era para deixar os bens materiais e sair atrás dele, o homem.
Olha como as situações de hoje são tão parecidas com as situações daquela época. Se os pais passam exemplos negativos para seus filhos, que estes deixem esses exemplos de lado em favor dos exemplos de Jesus, se a família optar pela escolha do lado inferior da vida, que os filhos possam escolher não estacionar no mesmo lado,sem contudo abandoná-los á própria sorte.Que o candidato do bem ame mais as coisas de Deus, do que as dos homens,mesmo que esses homens seja pai, mãe, irmãos e irmãs., isto é aprender a discernir e fazer escolhas condizentes com a moral que ele pregava. E isso não era tarefa fácil , e continua sendo difícil. É preciso ter coragem, romper com muita coisa, e mesmo romper com a própria vida anterior.Por que ele continua a olhar para trás e dizer: Quem não largar tudo  o que tem de ruim dentro de si, não pode ser meu discípulo. E não pode mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário