quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Maledicência

Na segunda feira eu e o nosso grupo de estudos nos propomos a tratar durante essa semana de um assunto sério,muito sério que é a maledicencia.
Dever de casa: Não falar da vida alheia!
Puxa vida! Não é tarefa fácil, é mais ou menos como aquela brincadeira que agente perde quando fala, não... sim...porque...Quando pensa que naõ, estamos nós a falar o que devemos e o que naõ devemos. O costume está tão enraizado em nós que a lingua fica a mercê dos acontecimentos infelizes do cotidiano , dos sussessivos escândalos que não têm fim. E de repente soltamos o verbo, principalmente se estamos num grupinho onde a fofoca é o prato principal, Enquanto alguns falam lá da fulana, do sicrano, do vizinho, os outros riem,como se o sofrimento alheio fosse um teatro de comédia. Triste comédia!
Tudo vai muito bem até que essa fulana, esse sicrano esse vizinho etc. naõ passa a ser um de nós, nossos filhos ou qualquer ente querido, para agente desejar ardentemente que não divulgem essas falhas, e que elas não sejam motivos de falatório e piadas por quem quer que seja. Então sentimos a dor de não ser poupado pela linguas ferinas e sem caridade alguma, os erros e os deslizes ,muitos deles justificáveis aos nossos olhos. EH! mas agora não vou mais poder falar do Lula, nem dos políticos corruptos que não nos respeitam ?
Dizem que o mal naõ merece a nossa atençaõ,isso é verdade,Devemos acostumar a nossa boca a falar de coisas boas. Isso naõ quer dizer que devamos fechar os nossos olhos e ouvidos para o que acontece ao nosso redor. Temos de evitar sermos atingido pelo mal, e o conhecimentos da realidade é essencial para sabermos distinguir a nossa estrada , o que não podemos é ficar criticando o tempo todo, apontando o dedo para os outros enquanto quatro outros dede estão sempre apontados para nós mesmo.É não faltar com a caridade moral em relaçaõ as dificuldades que as pessoas tem no aprendizado natural, e errar faz parte desse aprendizado.Depois quem somos nós para julgar o outro? Quais as nossas credenciais ?Somos tão falhos e isso é que nos tornam iguais. O mundo não precisa da nossa participaçaõ na divulgação do mal. Ja tem os meios de comunicação que faz isso com lucro em cima.E o que ganhamos com as maldade? sim, ganhamos inimigos de todos os lados, influências negativas e o direito a resposta à altura da nossa açaõ.Paira em nós uma grande responsabilidade de ajudar na transformaçaõ de tudo que nos cerca,no ar que respiramos,na agua que bebemos e na igiênização do nosso íntimo. Sem contar que quem aderir a esse dever de casa se livra de vários aborrecimentos relacionados à conciência ou até mesmo a de ter que prestar conta do que falou e até do que não falou. Se temos o hábito de falar demais, corremos o risco de esquecer o que dizemos. Maledicência é sempre motivos de amolaçaõ e pode tirar o bem mais precioso da gente: A nossa paz .Livrar-se dela é mais do que nunca tranquilidade de poder andar de cabeça erguida e de coraçaõ aberto.De ter o direito de pensar diferente e aprender com os erros dos outros.
Ha! Mais do políticos... eu vou ter que fazer um esforço muiiiito grande.
Mas aí o Evangelho de Jesus vem dizer para nós:È preciso que venha o escândalo,mais ai daquele por quem o escândalo venha.

Um comentário: