quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você sente medo?

Quem não tem medo na vida? Acredito que hoje, diante de um quadro perverso de insegurança, as pessoas sentem um profundo medo de tudo que vem do outro. Em muitos lugares a vida está se tornando insuportável e nem é necessário descrever os tipos de perigos que corremos a toda hora e em qualquer lugar. Sem contar os medos internos, aqueles que as pessoas sentem por elas mesmas, por não serem capazes de controlar os próprios impulsos. Contra o medo só há dois antídotos, que é a coragem e o conhecimento. E é tudo que precisamos para vencer todos os medos. Essas virtudes não se compra, não se pega emprestado, não se aluga. No livro"As dores da alma" de Francisco do Espírito Santo Neto, O espírito Hammed diz que as coisas ignoradas geram mais medo do que as conhecidas. Quando eu tinha meus dez anos de idade, lembro-me de sempre sair de carro com meu pai à tardinha, para ir visitar minha avó, andávamos quase cinco quilômetros de uma fazenda à outra; Luz só da lua, e para piorar a situação, o meu tio, só por maldade, vivia contando casos sobre a tal luz santana, que vezes por outra, era vista por algúem. Eu ficava apavorada, porque na volta, tinha que abrir as porteiras pelo caminho. Mais tarde veio o medo do butijão de gás! Vivia sonhando com as explosões. Só me tranquilizei quando algúem me explicou como realmente poderia se dar uma explosão. Entendi que o medo é mesmo o produto do desconhecido. Imagine você não se conhecer direito, e não ser capaz de prever nenhuma atitude sua diante das circuntâncias da vida? Mais tarde me veio o medo das chuvas, dos raios, das cobras, de assombração, etc...Mas diante de tantos medos, fazia-se necessário buscar um conhecimento mais profundo a respeito da nossa estadia na terra: O PORQUE de estar aqui. Em que razão, circunstância, se faz a permanência de uma pessoa, apesar de todos os perigos; Da lei de atração; da lei da causa e efeito; da lei do plantio e da colheita e da confiança em Deus e em si mesmo. Assim como conhecer as possibilidades da explosão de um butijão, possibilita evitar que ela aconteça, também o conhecimento da leis naturais que regem a todos, fortalece a confiança no bem e na própria capacidade de evitar os perigos da vida. E você, do que tem medo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário