quarta-feira, 16 de novembro de 2011

INSEGURANÇA

Quem é que não gostaria de se esconder em algum buraco, depois de algum mico, ou uma exposições de idéias que não surtiu o efeito desejado? Fácil acontecer com qualquer um, principalmente quando se está  invigilante, despreparado para o momento dos acontecimentos.
Dizem que quanto maior a altura, maior o tombo. Pois é!
O medo demasiado de se expor, coloca-nos no patamar da ante sala, e pode ser entendido, muitas vezes, como um sintoma do mal da vaidade, aquela que se camufla de timidez.Outras vezes é realmente a incapacidade de lidar com coisas que estão distantes dos nossos conhecimentos. Não adianta querer fazer coisas sem  a capacitação necessária para tal. A humildade é aspecto importante para evitar esse tipo de sofrimento, porque nos segura no lugar apropriado ao nosso grau de aplicação da vida, e nos garante a estabilidade emocional, para não cair em situações de risco. O maior bem em reconhecer a incapacidade própria, é o estímulo à busca de informações que possam pular  da incerteza para a segurança. Tudo é possível de se aprender, não existem  barreiras para essa aquisição, a não ser quando a própria pessoa se limita .Com o as facilidades da internet, qualquer área de aprendizado fica bem ali, a um clique do que antes, era tão distante.  Pode parecer bobagem, mas quem  vivem regado de orgulho, não se atreve a ver os seus impulsos menos felizes, seus  limites naturais e constantemente se envolvem em situações embaraçadoras e nada agradáveis.
Muitos estudiosos garantem que a cultura e a educação é a base para o crescimento de um povo, e isso não pode ser contestado jamais, porque são os conhecimentos que liberta o raciocínio e garante alguma certeza na hora de  agir. Quantas vezes  jogamos  fora  a humildade e nos achamos capazes daquilo que  ainda não aprendemos? Quantas rodadas de assuntos que  não dominamos e mesmo assim participamos, dando opiniões que desmascaram a nossa pretensão de conhecimentos? Quantos enfrentamentos desnecessários, somos envolvidos, por não ter a humildade de dizer: Desse caso eu não sei, ou não tenho condições de opinar.
Muitos se deixam levar por um  grupo,  pelos amigos de convivência, e por ser, maria vai com as outras, não conseguem formar a própria personalidade,  encontrando  uma enorme dificuldade para dizer a palavra não, quando o seu uso é de extrema necessidade.
Viver e se relacionar é quase uma obra de arte, onde não basta só o talento, mas o pensamento ativo para monitorar os sentimentos que nem sempre são ajustados às provas que enfrentamos no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário